Blog

Como diferenciar arte de artesanato?

Por Pedro Olivotto*

A partir de reflexões e pesquisa sobre a obra do Mário de Andrade, do Câmara Cascudo e outros, enxergamos essa sutil diferença entre a arte e o artesanato, quando a atitude artística é aquele raio de inspiração e/ou suor que cria uma obra única, que não se repetirá.
Quando esse mesmo relâmpago de criação é copiado, quando ele é repetido, nasce o artesanato, que é o fazer esmerado e que eterniza a primeira ideia, aquela puramente artística.
Em nada um é maior do que o outro. É o olhar do observador que os diferencia.
Todo mestre do artesanato tem a base na sua ideia primordial que se repete e se torna previsível.
A arte é toda imprevisível, o artesanato é todo esperado, pelo cuidado da repetição que configura um traço que passa a ser reconhecido.
O artesanato responde á economia do mercado artístico, a arte não tem compromisso com o olhar do outro, na sua origem.
A DUM escolheu trilhar o caminho da arte popular elegendo aqueles artistas que preferem parir uma obra só, a cada vez, e não reprodutível.
Assim, se fazem presentes artistas já bem reconhecidos, como Veio, Zé Bezerra, Jasson, Aberaldo, Antônio José de Dedé, Francisco Graciano e ainda outras personagens de muitas exposições e festejos. E,como braço não menor, aposta no Jerônimo, no Ratinho,na Inácia e no Valdemir, nesse momento.
Artistas esses que inauguraram uma linguagem nova e arrebatadora no ineditismo da criação e do fazer artístico.

 

 

*Pedro Olivotto é cirurgião-dentista, quase especialista em Ortodontia, profissioes que trocou pela arte. Passou anos pesquisando a dentição e hábitos alimentares indígenas, adquirindo conhecimento sólido na cultura dos povos indigenas brasileiros e antropologia. Na França trabalhou com a divulgação da cultura, foi curador de mostras de cinema para o Museu de Paris. Por cerca de 20 anos foi proprietário e curador das salas Cine Belas Artes de Belo Horizonte, Rio, Brasília e Fortaleza. É estudioso da cultura popular, colecionador de obras de arte popular, fundador e curador da Dum Brasil.

Veja também

01 de maio de 2024

SER TÃO

Laymert Garcia dos Santos* 2024 O traço comum a quase todos os artistas reunidos nesta exposição é que eles figuram seres existentes em mundos paralelos, habitantes de […]

Veja mais
03 de julho de 2024

Conheça a coleção Fotogramas, obras de Fernando Fiúza

  A coleção “Fotogramas” do fotógrafo e pintor Fernando Fiúza nasceu de um desejo do artista retratar sua visão particular e onírica de personagens do […]

Veja mais
28 de fevereiro de 2024

Maria Lira expõe sua obra na Mostra “Roda Dos Bichos”, em São Paulo

Maria Lira Marques nasceu em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A artista é ceramista, pintora e pesquisadora autodidata. Aos cinco anos, aprendeu observando […]

Veja mais

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba atualizações por e-mail.