Blog

Como diferenciar arte de artesanato?

Por Pedro Olivotto*

A partir de reflexões e pesquisa sobre a obra do Mário de Andrade, do Câmara Cascudo e outros, enxergamos essa sutil diferença entre a arte e o artesanato, quando a atitude artística é aquele raio de inspiração e/ou suor que cria uma obra única, que não se repetirá.
Quando esse mesmo relâmpago de criação é copiado, quando ele é repetido, nasce o artesanato, que é o fazer esmerado e que eterniza a primeira ideia, aquela puramente artística.
Em nada um é maior do que o outro. É o olhar do observador que os diferencia.
Todo mestre do artesanato tem a base na sua ideia primordial que se repete e se torna previsível.
A arte é toda imprevisível, o artesanato é todo esperado, pelo cuidado da repetição que configura um traço que passa a ser reconhecido.
O artesanato responde á economia do mercado artístico, a arte não tem compromisso com o olhar do outro, na sua origem.
A DUM escolheu trilhar o caminho da arte popular elegendo aqueles artistas que preferem parir uma obra só, a cada vez, e não reprodutível.
Assim, se fazem presentes artistas já bem reconhecidos, como Veio, Zé Bezerra, Jasson, Aberaldo, Antônio José de Dedé, Francisco Graciano e ainda outras personagens de muitas exposições e festejos. E,como braço não menor, aposta no Jerônimo, no Ratinho,na Inácia e no Valdemir, nesse momento.
Artistas esses que inauguraram uma linguagem nova e arrebatadora no ineditismo da criação e do fazer artístico.

 

 

*Pedro Olivotto é cirurgião-dentista, quase especialista em Ortodontia, profissioes que trocou pela arte. Passou anos pesquisando a dentição e hábitos alimentares indígenas, adquirindo conhecimento sólido na cultura dos povos indigenas brasileiros e antropologia. Na França trabalhou com a divulgação da cultura, foi curador de mostras de cinema para o Museu de Paris. Por cerca de 20 anos foi proprietário e curador das salas Cine Belas Artes de Belo Horizonte, Rio, Brasília e Fortaleza. É estudioso da cultura popular, colecionador de obras de arte popular, fundador e curador da Dum Brasil.

Veja também

15 de abril de 2024

Exposição Ser_Tão, com Peças da Dum Brasil, fica até 27/04, na AM Galeria de SP

Seres imaginados nessa terra, mas existentes em mundos paralelos, habitantes de espaços-tempos outros, aquém ou além da realidade ordinária, mesmo quando se encontram dentro desta, […]

Veja mais
03 de julho de 2024

Conheça a coleção Fotogramas, obras de Fernando Fiúza

  A coleção “Fotogramas” do fotógrafo e pintor Fernando Fiúza nasceu de um desejo do artista retratar sua visão particular e onírica de personagens do […]

Veja mais
12 de agosto de 2024

A Dum Brasil está na Morar Mais BH 2024

A Dum Brasil está na Morar Mais BH 2024. O arquiteto Tarcísio Brum criou um ambiente em que as obras de artistas do sertão convivem […]

Veja mais

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e receba atualizações por e-mail.